sexta-feira, 2 de outubro de 2009

enxergar a vida

Ontem me disseram para eu ver. Rebati: prefiro enxergar. O primeiro ato é trivial. O segundo requer atenção aos pequenos detalhes. Existem sinais divinos? Sim, acredito. Ontem tentaram me convencer de que não vale a pena ser honesto. Preferi devolver o troco a mais. Não quero nada dos outros. Quero minha fatia do bolo. Meus goles de café. Minhas xícaras com chá. As crianças transmitem tanta vivacidade e ternura. Pensam ser assaz. Independentes. Velhos possuem a sabedoria da vida. E já estão quase a perdê-la. Se vão daqui para outro mundo. Lá ainda serão os velhos sábios daqui? Seria muito ptetencioso, ao ser humano, se ele pudesse voar sem auxílio de máquinas. Nadar já nos é o bastante. Não se respeita a natureza. Egoísta não é apenas o que pensa em si, mas o que pensa demasiadamente nos outros. Aspiramos o bem-estar de quem amamos e esquecemos de nos deixar ao estar deles. O cuidado deve ser mútuo para com todos. O pessimismo é não querer lutar pela mudança. Enquanto tudo está do jeito avesso, o melhor é reclamar e não fazer o que lhe cabe. Enquanto um adulto continuar a mentir para si, o mundo será uma grande mentira para ele. É preciso enxergar nossos objetivos e saber o que nos vale nessa vida.

Nenhum comentário: